EUROMASTER

País: Espanha (empresa-mãe: França)
Sector:
Pneumáticos e mecânica rápida
Nº Clientes: +15.000

1. Resumo executivo

A Euromaster encontra-se em plena transformação digital, tendo conseguido melhorar a qualidade da sua carteira de clientes, quer a nível local, quer a nível internacional, com efeito direto na poupança, evitando os incumprimentos (cerca de 50% nos clientes independentes) e o tempo despendido com processos de gestão (diminuição do prazo médio de recebimento em 34%).

2.A empresa

Desde a sua fundação em 1963, a Euromaster conseguiu tornar-se na maior rede de soluções de pneumática e mecânica rápida da Europa e uma das maiores de Espanha.

Atualmente, possui mais de 400 oficinas mecânicas espalhadas por todo o país e mais de 2000 na Europa. Trabalha com oficinas próprias, além de possuir uma rede de franchisados.

A Euromaster também se associou a empresas líderes, com o intuito de oferecer vantagens aos seus clientes através de promoções conjuntas. Em ambos os casos, os seus profissionais são altamente qualificados e estão preparados para prestar o melhor serviço.


3. Desafios

  • Desafio 1: Acompanhamento eficaz de uma carteira com mais de 17 000 clientes a crédito
  • Desafio 2: Acesso a informação real e atualizada acerca de clientes independentes
  • Desafio 3: Conciliação com seguros de crédito

4. Soluções

  • 1ª solução:

    A Euromaster tinha dificuldade em gerir o risco de crédito. Uma grande percentagem dos seus clientes não era obrigada a apresentar Balanços Anuais, pelo que os seus alertas e previsões eram limitados. A plataforma cloud Axesor 360 permite-lhes gerir a sua vasta carteira de clientes e, graças à configuração de alertas de acompanhamento, tomar decisões de modo proativo.

  • 2ª solução:

    A Axesor concebeu, para a Euromaster, um modelo específico de limite de crédito para clientes independentes, tendo por base o recurso a técnicas de machine learning. Esta metodologia permite-lhes obter um indicador de crédito (que é atualizado em tempo real consoante o historial de comportamentos do devedor) baseado na análise do histórico de comportamentos da carteira, não necessitando de possuir informações de caráter financeiro.

  • 3ª solução:

    A solução Axesor 360 permitiu à Euromaster efetuar uma boa gestão preventiva do seguro de crédito. Enquanto muitas empresas recorrem a um seguro de crédito com garantia máxima de empréstimo, a Euromaster tira partido de um controlo proativo da sua carteira, o que se traduz numa diminuição do prémio do seguro de crédito.


5. Benefícios

A integração da plataforma cloud Axesor 360 na gestão da Euromaster permitiu que esta última melhorasse, de forma significativa, alguns dos principais índices de desempenho no que diz respeito à sua carteira de devedores, nomeadamente:

  • Melhoria da gestão global do risco de crédito a nível internacional e aumento das vendas de forma controlada.
  • Redução do incumprimento (especialmente importante no caso dos clientes independentes, onde a redução é de quase 50%) e do prazo médio de recebimento (34%).
  • Integridade e eficiência: o facto de possuir uma solução integral com toda a informação interna e externa da sua carteira de clientes acessível de forma rápida e eficaz permitiu à Euromaster otimizar os seus processos de gestão de crédito.