LACTALIS

País: Espanha (empresa-mãe: França)
Sector:
Alimentar (produtos lácteos)
Nº Clientes: 3.000

1. Resumo executivo

A Lactalis encontrava-se num período de forte expansão e tinha necessidade de conhecer e controlar novas carteiras comerciais em tempo record. A plataforma cloud Axesor 360 permitiu-lhe gerir um grande número de contas conjuntas de forma íntegra e controlada.

2. A empresa

O Grupo Lactalis Iberia, doravante Lactalis, é um dos maiores grupos lácteos de Espanha e está presente em todas as áreas de negócio, com importantes marcas nacionais e internacionais.

A Lactalis fabrica e comercializa produtos de todas as categorias do sector dos laticínios (queijos, leite, batidos, iogurtes, sobremesas lácteas, natas, manteigas) destinados sobretudo aos sectores da hotelaria, restauração, cafetaria, comércio tradicional, pastelaria/padaria, bares e semi-Industrial. Nos últimos 10 anos, a Lactalis desenvolveu uma política de expansão que lhe permitiu alcançar uma posição de liderança a nível mundial, com marcas reconhecidas como Président Profesional, Flor de Esgueva, Galbani, El Ventero, Puleva, Gran Capitán, Don Bernardo, El Castillo, Chufi, Ram, etc. Além disso, conta com uma atividade sólida no sector da restauração e hotelaria, participando ainda nos sectores de alimentação infantil e clínica.

O Grupo Lactalis Iberia faz parte do Grupo Lactalis, sendo este último o principal grupo mundial de laticínios, sediado em França e presente em 80 países.


3. Desafios

  • Desafio 1: Acompanhar uma carteira de clientes ampla e diversificada e efetuar o controlo de risco para as diferentes empresas do grupo Lactalis.
  • Desafio 2: Sistema de reporting interno avançado e à medida da Lactalis.
  • Desafio 3: Comunicação com seguradoras de crédito para as diferentes empresas do grupo.

4. Solução

  • Solução 1:

    A Lactalis tinha dificuldade em analisar e gerir o risco de crédito nas diferentes sociedades que compõem o grupo, nesse sentido, decidiu implementar a solução Axesor 360, que proporciona um acompanhamento integral e eficaz da sua carteira de clientes, independentemente do volume e heterogeneidade desta. Desse modo, produz-se uma interação importante na forma de analisar as opiniões de crédito, sendo que agora é tido em conta o comportamento com cada uma das sociedades do grupo, enquanto antes era considerada apenas a sociedade que se estava a estudar. Além disso, a configuração de alertas para toda a carteira de devedores permite tomar decisões de forma proactiva e global.

  • Solução 2:

    A produção de relatórios globais para toda a carteira de clientes constante no seu ERP era uma tarefa difícil para a Lactalis. Graças aos módulos de análise agregada, podem obter-se relatórios de forma mais rápida e fácil com base na informação descarregada da solução Axesor 360. Assim, torna-se possível saber quais as empresas que têm a sua carteira ou o estado da dívida vencida, bem como outros relatórios com indicadores desenvolvidos durante a implementação, tanto a nível global como para cada sociedade.

  • Solução 3:

    Toda a gestão do seguro de crédito exige uma planificação e reporte de informação muito avançados, podendo dar origem a lapsos no que respeita ao reporte de notificações. Com a solução Axesor 360, a Lactalis tem ao seu dispor um sistema de pedidos de classificação ou limite de crédito, notificações de vendas ou prorrogações, bem como alertas de sinistro. Após configurar os parâmetros contratados com o seguro, a solução encarrega-se de elaborar listas de clientes para que a Lactalis só tenha de rever o total ou o excluído das faturas a enviar. Tudo isto lhe permitirá poupar tempo na gestão da seguradora dispondo deste para outras atividades relacionadas com a gestão do risco associado ao crédito.


5. Benefícios

A integração da solução Axesor 360 na sua gestão permitiu à Lactalis melhorar de forma significativa alguns dos principais indicadores-chave de desempenho no que respeita à gestão da sua carteira de devedores, nomeadamente:

  • Redução do tempo de gestão: dispor de toda a informação numa só ferramenta evita a pesquisa duplicada de clientes em diferentes locais; além disso, torna-se possível aceder ao que é “realmente importante” graças aos alertas parametrizados com base nos critérios internos da Lactalis.
  • Acesso facilitado à informação global: Ao contar com uma solução de controlo avançada e com capacidade de gestão do risco de crédito, a Lactalis dispõe de mais informação comparativamente aos sistemas anteriores, mais básicos e limitados.